Seguidores

domingo, 2 de março de 2014

CACIQUE UBIRAJARA PEITO DE AÇO E CABOCLA JUPIRA

Caboclo Ubirajara
Segundo o próprio Ubirajara, ele era um guerreiro da tribo dos Tupinambá, e nasceu aproximadamente em 1556 no território onde hoje e á Bahia. Segundo seu Ubirajara, ele foi feito guerreiro muito jovem porque na quela época sua tribo estava em guerra com os homens brancos(Os portugueses) E sua tribo inimiga os tupiniquins, a maioria estava doente e os jovens eram recrutados e treinados muito sedo. Com 16 anos ele enfrentou os portugueses e quase foi morto, mais quando ele completou 20 anos destruiu mais de 200, e o líder branco foi comido pela tribo. Ele ganhou fama porque só foi vitória quando ele liderava, sua fama foi tanta que os portugueses já tinham medo de andar nas matas onde pertenciam os tupinambás, e principalmente do índio com os peitos largos, alguns portugueses chamavam seu Ubirajara de fantasma da morte, ou o próprio Diabo. Na nova lei estabelecida entre os tupinambas era devorar os que sobrevivessem, e piedade não era muito praticada entre eles, Ubirajara também invocava os espíritos da floresta, e principalmente os guerreiros e devoto firme de Tupã (Deus em tupi-guarani), gostava de usar arco e flecha, escalava perfeitamente as árvores, sanguinário, com uma aparência séria e bonita, forte, feição fechada, com 30 anos Ubirajara se torna Cacique e lidera mais uma investida contra o homem branco, nessa investida eles matam mais de 1000 portugueses e tem apenas 67 perdas. Ubirajara relata que nunca perdeu uma guerra, á única guerra que ele e sua tribo não ganhou foi a ignorância, pois com o ritual do canibalismo, ele e a tribo inteira pegaram doenças graves, doenças que os índios não estavam preparados para enfrentar, e sua tribo foi extinta em 1604, Ubirajara morreu doente por volta de 1580.
Essa e a história do Caboclo Ubirajara, contada por ele mesmo em uma oportunidade que tivemos para conversar. Ele me falou que muitos irmãos dizem que ele e seu nome e um nome de uma grande linha de umbanda, outros dizem que ele nunca foi índio, e isso só aumentou o mito Ubirajara, mais que ele deixe bem claro, fui índio brasileiro, guerreiro e hoje cumpro minha missão com meus irmãos e filhos de santo em nome de Deus.
Pontos Cantados
Neste lindo céu de anil
Que reflete nas ondas do mar
Com o sol chegou Ubirajara
E veio nos abençoar
Esta correndo mares e matas
E o horizonte que nos seduz
Por trás das montanhas é onde se esconde
Com este astro cheio de luz
É nosso guia nas escaladas
Companheiro nas grandes jornadas
Nossa fé, é nossa trilha
Seguindo seu rastro que sempre brilha
Esta correndo mares e matas
E o horizonte que nos seduz
Por trás das montanhas é onde se esconde
Com este astro cheio de luz



Corto língua, corto mironga
Corto língua de falador
Quando chego não há embaraço
Chegou Ubirajara do peito de aço



Ubirajara é caboclo, é flecheiro
Ubirajara veio no terreiro
Ele veio de Aruanda
Veio pra vencer demanda



Ai que penacho é aquele
É um penacho de arara
Ai quando rompe a mata virgem
É o caboclo Ubirajara



Oh, que penacho é aquele
Ë um penacho de arara
É quem rompe a mata virgem
É o Caboclo Ubirajara



Ele é Ubirajara
Seu saiote é de pena
Seu capacete é de Arara



Caminha Ubirajara, caminha
Já é hora de caminhar

Caminha Ubirajara, caminha
Já é hora de caminhar

É o Ogum que te chama na Terra
É Yemanja que te chama no Mar

CABOCLA JUPIRA

 

Olá irmãos e irmãs!!
Hoje iremos falar de uma cabocla mais conhecida depois da cabocla Jurema, a cabocla Jupira, guerreira e fecheira, de forte vibração e rude.
Diz sua história que dentro da linhagem dos Caboclos, a Cabocla Jupira é a primeira filha da Cabocla Jurema com o Caboclo Sete-Flechas. Irmã de Jandira, Jacira e Jaciara. Na verdade esta mitologia serve para elucidar o seguinte. A energia vibracional da Cabocla Jurema vibra com Iansã, por ser a filha "primeira" ela descende de sua energia pura, sendo assim Jupira é uma cabocla Iansã com Oxossi, energia herdada do Caboclo Sete-Flechas.
Enquanto a Jandira, Jacira e Jacira fundem-se em energias de outros Orixás. Em terra a Cabocla Jupira tem uma postura muito firme, com olhos cerrados, diferente de outras caboclas quase não dança e é uma das únicas que usa penacho, pois representa a Coroa de sua Mãe Jurema, a Rainha das Matas e Florestas. Jupira é a princesa das matas, guerreira que mora no Jacutá nome dado ao ponto de força de Iansã. Trabalha em descarregos e principalmente na limpeza dos ambientes. Suas cores principais são o Amarelo, Verde e Vermelho, podendo usar o Azul Anil.
Jupira - A Cabocla Flecheira do Sertão Nordestino.

Essa índia guerreira viveu entre os índios Caetés, no interior de Alagoas. Sua tribo praticava o canibalismo em rituais de sacrifício, como forma de preservar a raça e mostrar sua força aos conquistadores. Eles não sobreviviam do canibalismo, somente o praticavam em determinadas ocasiões especiais.
Essa índia de nome Jupira, era veloz, inquieta e sabia manejar a lança como ninguém. Seu pai não gostava que ela se envolvesse em pendengas masculinas, mas não conseguia contê-la. Era ardente como o sol, inquieta como o vento e escorregadia como a água. Sabia ocultar-se nas matas e usar o arco e flecha com destreza.
Os portugueses invadiram suas terras e investiram contra os índios com furor. Alguns conseguiram se salvar fugindo para o interior das matas não conquistadas. A Cabocla Jupira quedou em combate ao lado de seu noivo Juperê e de sua tribo. Morreu fazendo aquilo que mais gostava de fazer: lutar! Por isso, hoje ela trabalha na Linha de Iansã e sabe como lutar para vencer demandas!
A sua benção Cabocla Jupira
Pedir a benção é um habito que vem de nossos ancestrais que por varias reencarnações ensinaram e ensinam sobre o poder de receber a benção em DEUS e dos grandes ancestrais do universo...
Com isso pedindo as bênçãos a Cabocla Jupira e ser abençoado em nome de DEUS por ela e receber paz e harmonia em nossos dias, e ser abençoado por ela e receber axé infinito de amor, saúde e paz...  Porém temos que entender que não é preciso estar diante de quem pedimos a benção, mais é estar preparado para conectar-se em DEUS e assim receber as benções intercedidas por ancestrais de Luz.
A todos os adeptos da lei de luz da nossa Umbanda, que não deixem de pedir benção a DEUS, aos ancestrais de luz, e aos nosso tão queridos e amados Caboclos. Salve a Cabocla Jupira, que sua força esteja sempre entre nós para vencermos as batalhas terrenas, e que possamos buscar intensamente a nossa evolução espiritual... Axé Senhora das matas, filha de Jurema e Sete Flechas.
Pontos da Cabocla Jupira
Estava em festa...
Toda floresta estava em festa..
Porque cantou O Uirapuru!
No seu cantar ele veio anunciar
Pois a Cabocla Jupira vai baixar!!!
************************************************
Ela vem de longe, de longe
Lá do Jacutá
No capacete três penas
No braço uma Cobra Coral
Ela é a cabocla Jupira
Cabocla primeira
Da força da Jurema, aqui desmancha todo mal
************************************************
Estava na beira do rio
Ouvi um caboclo assobiar (2x)
Acorda Jupira, Acorda Jupira,
Acorda vem trabalhar (2x)
************************************************
Numa noite estrelada
E com a lua para lhe guiar
Dona Jupira saiu da sua aldeia
E entrou nas matas para caçar
Linda morena cabocla guerreira
Atirou sua fecha para não errar
************************************************
Olá irmãos


Que a paz de Oxalá esteja com todos

Continuamos este mês falando dos Caboclos e Caboclas. Hoje falamos da cabocla mais conhecida depois da Cabocla Jurema. A Cabocla Jupira, guerreira e flecheira, de forte vibração e rude. Diz sua história que  dentro da linhagem dos Caboclos, a Cabocla Jupira é a primeira filha da Cabocla Jurema com o Caboclo Sete-Flechas. Irmã de Jandira, Jacira e Jaciara.
Na verdade esta mitologia serve para elucidar o seguinte. A energia vibracional da Cabocla Jurema vibra com Iansã, por ser a filha "primeira" ela descende de sua energia pura, sendo assim Jupira é uma cabocla Iansã com Oxossí, energia herdada do Caboclo Sete-Flechas. Enquanto a Jandira, Jacira e Jacira fundem-se em energias de outros Orixás.

Em terra a Cabocla Jupira tem uma postura muito firme, com olhos cerrados, diferente de outras caboclas quase não dança e é uma das únicas que usa penacho, pois representa a Corôa de sua Mãe Jurema, a Rainha   das Matas e Florestas. Jupira é a princesa das matas, guerreira que mora no Jacutá nome dado ao ponto de força de Iansã. Trabalha em descarregos e principalmente na limpeza dos ambientes. Sua cores principais são o Amarelo, Verde e Vermelho, podendo usar o Azul Anil. Por se ligar a Iansã não é difícil vê-la em giras pra Xangô.

Pontos Cabocla Jupira 
Estava Em Festa...
Toda Floresta Estava Em Festa
Porque Cantou O Uirapuru!
No Seu Cantar Ele Veio Anunciar
Pois A Cabocla Jupira Vai Baixar!
___________________________
Ela vem de longe, de longe
lá do Jacutá.
No capacete três penas
no braço uma Cobra Coral
Ela é a cabocla Jupira
Cabocla primeira
da foraça da Jurema, aqui desmancha todo mal


Que Oxalá nos abençoe sempre

Nenhum comentário:

Postar um comentário