Seguidores

sábado, 24 de março de 2012

Sucos de frutas refrescam e ajudam a repor vitaminas e sais minerais perdidos com o suor


05.03.2010
Refrescantes e fáceis de fazer, ossucos são sempre uma ótima opção para matar a sede. Além do poder de hidratação, as bebidas feitas comfrutas vegetais ajudam a reporvitaminas sais minerais, que costumam ser eliminados com mais rapidez quando a temperatura aumenta. Por esse motivo, são aliadas na alimentação de verão dascrianças, dos idosos e de quem costuma se sentir mais fraco ou cansado com o calor.
- Combinar frutas e vegetais no suco é uma boa forma de incluir mais vitaminas e minerais na dieta. Isso por que esses alimentos têm efeito sinérgico, ou seja, seus efeitos benéficos aumentam quando são misturados – explica a nutricionista Bia Rique, representante oficial do braço internacional da Associação Dietética Americana (American Overseas Dietetic Association).
Para ela, os sucos são especialmente indicados para crianças, atletas, idosos e quem costuma ‘esquecer’ de comer frutas e vegetais ao longo do dia. O nutrólogo Edson Credidio, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), também aposta nos sucos como um aliado da alimentação de verão. Porém, ele lembra que a bebida nunca deve substituir uma refeição, em especial o café da manhã ou o almoço.
- Para uma refeição ser balanceada, ela precisa combinar alimentos construtores como carnes, leguminosas ou castanhas, reguladores (verduras e frutas) e energéticos, como massas ou grãos – diz o médico.
Os especialistas ensinam que o suco fica ainda mais nutritivo quando combinados com outras fontes de vitaminas e sais minerais como a água de coco e o mel. Os feitos com vegetais – principalmente as folhas escuras como a couve, o agrião e o funcho – também são uma boa pedida para quem costuma ter anemia ou vive gripado.

Cuidado com o excesso de calorias

Quem está de dieta deve consumir os sucos com moderação, lembra Bia Rique. Isso porque a bebida quase sempre é rica em calorias e, ou contrário da fruta, não traz saciedade.
- O suco de frutas é absorvido rapidamente pelo organismo. Quem conta calorias deve preferir a fruta inteira, que permanece mais tempo no estômago. Mas nada impede que o suco seja uma ótima opção de lanche para quem costuma comer na rua – ensina a nutricionista.
Para evitar os quilos extras, Bia sugere a limonada suíça – que é praticamente isenta de calorias – e os sucos feitos com frutas com pouco teor de açúcar, como morango, melancia, melão e abacaxi. Outra dica é nunca substituir a água pelo suco, nem adoçar a bebida com açúcar.

Confira os efeitos benéficos de algumas combinações:

Maçã com tangerina – Bom para atletas e idosos, o suco é rico em potássio e ajuda a evitar a fadiga e as câimbras. Também tem altas doses de vitamina A, fósforo e niacina, que ajuda a diminuir o colesterol.
Banana com água de coco – Rico em sais minerais como potássio e fósforo e vitaminas do complexo B, o suco é indicado para atletas ou pessoas que perderam muito líquido. Por causa do alto teor de glicose, também serve para dar mais energia para quem está desanimado.
Manga com couve – O vegetal é uma excelente fonte de vitamina C e ferro. Já a manga é rica em gorduras boas e vitamina A. É um bom complemento alimentar para quem é vegetariano ou está anêmico.
Limonada com agrião - Indicado por quem está de dieta ou não quer engordar, o suco tem pouquíssimas calorias e pode ser consumido durante o dia por quem quer substituir o refrigerante ou outra bebida artificial. O agrião, rico em beta-caroteno, ajuda a manter o bronzeado.
Maracujá com gengibre – Refrescante, a mistura é boa para quem está com a imunidade baixa. O gengibre age como descongestionante, fortalece o sistema imunológico e equilibra o metabolismo. Já o maracujá atua como calmante e antiiflamatório.
Cenoura com maçã e beterraba – Indicado para crianças que comem poucos vegetais ou adultos que abusaram do sol, o suco é rico em antioxidantes que fortalecem o organismo. A cenoura é fonte das vitaminas A e C, a beterraba contém grandes quantidades de ácido fólico, e a maçã ajuda a dar um sabor mais suave à mistura.
Fonte O Globo
Posted by luc @ 18:55

SUCOS SAUDÁVEIS



 
4) SUCOS SAUDÁVEIS
Toda a semana estarei sugerindo um suco e hoje falo sobre suco anti-envelhecimento preventivo de câncer e anemia.

* 2 folhas de brócolis, 2 hastes de couve-flor, 1 copo de água de côco ou água mineral, bater tudo no liquidificador e tomar 2 vezes ao dia

* Suco de abacaxi com hortelã auxilia o processo da digestão. Duas rodelas de abacaxi, 6 folhinhas de hortelã, um copo de água, gelo, adocicar, de preferência com açúcar mascavo. Aquela sensação de estar conversando com a comida após a refeição, passará.

* Suco para asma e bronquite: suco de 1 laranja, 2 ramas de agrião, 1/2 cenoura, 1 colher de sopa de mel de eucalipto para adoçar, 1/2 copo de água. Prepare o suco e depois reúna os outros ingrediente no liquidificador e bata. Misture tudo ao suco de laranja. Beber 3 vezes ao dia, entre as refeições.

*Suco anti-depressivo: 20 ml de suco de uva, 20 ml de suco de maçã, 20ml de suco de maracujá, 3 folhas de maracujá, 5g de camomila (fazer chá), 2 folhas de limão (fazer chá), 1 copo de água. Prepare primeiro o chá por infusão das folhas de limão, maracujá e flores(sumidades) de camomila. Jogue 2 copos de água fervente sobre elas. Abafe por 10 minutos, Misture no liquidificador os sucos restantes. A quantidade varia com o nível de stress. No máximo 1 copo de manhã, outro à tarde e outro à noite. Seu sono será tranquilo e seu dia também....

Dengue sem asas + Receita repelente dos pescadores


Dengue sem asas + Receita repelente dos pescadores
















Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue 







Por Agência FAPESP em 23/2/2010
Um dos principais problemas de saúde pública no mundo, a dengue provoca anualmente de 50 milhões a 100 milhões de casos. Não há vacina para a doença, que coloca quase 40% da população global em risco.
Para combater a transmissão de dengue, que tal cortar o mal pela raiz? Ou melhor, que tal cortar as asas dos mosquitos? Ou, pelo menos sua capacidade de voar? Essa é a sugestão de um grupo internacional de pesquisadores, que obteve uma nova linhagem de mosquitos na qual as fêmeas não podem voar.
O estudo, feito por um grupo do Reino Unido e dos Estados Unidos, será publicado esta semana no site e, em breve, na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
Fêmeas do principal vetor da dengue, o Aedes aegypti, quando não conseguem voar, morrem rapidamente, reduzindo o número de mosquitos e, por consequência, a transmissão da doença, segundo os autores do estudo. Machos podem voar, mas não picam ou transmitem a doença.
Os cientistas alteraram geneticamente mosquitos machos que, ao cruzar com fêmeas selvagens, transmitiram seus genes aos descendentes. As fêmeas da geração seguinte não foram capazes de voar por que a alteração genética afetou o desenvolvimento dos músculos das asas.
Os autores da pesquisa estimam que a nova linhagem pode suplantar a população nativa em até nove meses, em alternativa eficiente e que não envolve o uso de pesticidas.
“Os métodos atuais de controle da dengue não são suficientemente eficientes e, por conta disso, novas alternativas se fazem urgentemente necessárias. Controlar o mosquito que transmite o vírus poderia reduzir significativamente a morbidade e mortalidade humanas”, disse Anthony James, professor da Universidade da Califórnia em Irvine e um dos autores do estudo.
Segundo James, uma das principais autoridades mundiais em doenças infecciosas transmitidas por insetos, há ainda estudos a serem feitos para confirmar a viabilidade do novo método, mas o potencial é de aplicação não apenas para a dengue, como também para outras doenças, como malária e febre do oeste do Nilo.
O artigo A female-specific flightless phenotype for mosquito control, de de Luke Alphey e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da Pnas em www.pnas.org/cgi/doi/10.1073/pnas.1000251107.
Enquanto isso... Porque usar repelente?
Por loshiko Nobukuni
Volto a insistir, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'água e criadouros de larvas e mosquitos. Estou fazendo um trabalho de formiguinha que felizmente está dando certo.
Tenho notado que as pessoas não se protegem, em especial as crianças, sempre reclamando e cheias de picadas. Usar repelentes comerciais é uma opção onerosa que muitas vezes agridem a pele e causam problemas respiratórios entre outros.
Repelem os mosquitos mas deixam efeitos colaterais...
Esse repelente caseiro é fácil de preparar em casa, é econômico e tem um aroma agradável.
Já distribuí cerca de 500 frascos e continuo nesse SerViço, pois o número de casos de dengue não pára de crescer. Mas sozinha, trabalhando com recursos próprios, não consigo acessar a muitos necessitados nem todas as pessoas.
Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente! Numa emergência, nos bairros carentes com focos da dengue. E, ensinar a população de maior poder aquisitivo para preparar e usar diariamente esse repelente.
Usá-lo como se usa sabonete e pasta de dente: higiene, limpeza e prevenção.
Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o Aedes aegypti maturar seus ovos, atrapalando assim, a sua rápida proliferação.
Qualquer ação que venha a somar nesta luta deve ser bem vinda!
Faça o repelente dos pescadores em casa:
Ingredientes: 1/2 litro de álcool, 10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa), 100 ml de óleo vegetal de: girassol ou babaçu ou linhaça ou gergelim ou amêndoa doce ou azeite.
Preparo: Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando 2 ou mais vezes/dia (de manhã e de tarde). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo. Após 4 dias acrescente o óleo vegetal. Agite antes de usar.
Função e forma de uso: Passe só uma gota em cada braço e pernas e os mosquitos serão repelidos. O óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos) e até as pulgas dos animais.
Esse repelente evita que o mosquito sugue o sangue humano, e subnutrido, não conseguirá maturar os ovos, realizar a postura, reduzindo com o tempo a sua proliferação.
Se toda a comunidade usá-lo, como num mutirão, todos se beneficiarão.
Não forneça sangue para o Aedes aegypti! Não fique doente! Não danifique seu sistema hepático!
loshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica – nobukunister@gmail.com

Receitas com Sê-mentes e grãos.


Sementes e Grãos










Receitas com Sê-mentes e grãos.
Alimentos perfeitos para o cérebro, também reconhecidos como funcionais, por sua riqueza em sais minerais, gorduras nutricionais e proteínas.
Justo o que a neurociência indica como nutrição 'de primeiro quilate' para manter cérebro e mente saudáveis: poder pensante!
Mas lembre: as sementes precisam ser cruas (sem sal) e previamente germinadas!
1Receitas com Cacau - Para crianças de todas as idades
2Deliciosas Receitas com Cacau
3Programa da Olga Bongiovani na TV Gazeta: Receitas com linhaça e germinados
4Vitamina da Lua
52 Vídeos - Leite e Vitamina de Linhaça
6Receitas com Soja na TV Gazeta - IONE
7Linhaça - receitas da cosmética natural
8Leites de Linhaça
9Cookie de Linhaça
10Almofada de Linhaça e ervas
11Sucos desintoxicantes com Linhaça
12Leite de coco e linhaça
13Mingau de linhaça
14Docinhos de festa sem açúcar
15Leite prático de soja
16Requeijão de Soja

RECEITAS-Desintoxicantes


Desintoxicantes











Neste espaço procuramos deixar concentradas todas as receitas da Alimentação Desintoxicante, a prática do "banho interno diário".
Lembre que são meras referências e que, somente com a sua prática, acordarás sua fome orgânica e a criatividade para criar suas próprias receitas: diárias!!!
1Trufas da Jane
2Vídeo: Wrap de Manga
3Bolo cru e vivo de Cenoura
4Receitas com frutas secas
5Molho de Tomate Cru e Vivo
6Smoothie de Caqui
7Receitas Manhã Maior - RedeTV 27.01.2011
8Carpaccio de Manga com Chocomeixa
9Vídeo: Receitas - Dr. Alberto Gonzalez no Jô Soares
10Suco + Chá = Suchá
11Abóbora - propriedades
12Receitas e Vitaminas com Banana e Manga
13Receitas da Malu
14Depoimentos - Alimentação Desintoxicante
15Mousses de Frutas
16Técnicas da 'Cruzinha' I - Prensar Alimentos
17Receitas Refeição Matinal
18Leites de Sementes - Parte 2
19Vídeo - Leite de Sementes
20Leites de Sementes - Parte 1
21Sucos para a beleza das mulheres
22Sucos de Luz do Sol
23Receitas com Rejuvelac
24Rejuvelac
25Sucos para a beleza das mulheres
26Receitas Ceia Crua e Viva
27Rejuvelac
28Sucos, lanches e sopas desintoxicantes
29Sucos desintoxicantes - Bem Família - TV Bandeirantes
30Sucos desintoxicantes - Cátia Fonseca - TV Gazeta
31Sucos de Luz do Sol
32Receitas Desintoxicantes para Deixar Sair
33Sucos Desintoxicantes I
34Sucos Desintoxicantes II
35Drinks Desintoxicantes