Seguidores

quarta-feira, 21 de março de 2012

FARINHA DE FEIJÃO BRANCO NO CONTROLE DE PESO


FARINHA DE FEIJÃO BRANCO NO CONTROLE DE PESO

            Sabe-se hoje que alguns alimentos são essenciais para as pessoas que desejam controlar ou perder peso. A farinha de feijão branco faz parte dessa lista. A nutricionista Renata Ramos e outros pesquisadores da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) desenvolveram a farinha de feijão branco que ajuda a emagrecer. De acordo com a nutricionista, o feijão branco tem uma proteína chamada faseolamina, que é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Assim, ela retarda, e inibe a absorção de açúcares no sangue.
Destaca-se que esse processo só acontece no nosso organismo, se o feijão branco for ingerido na forma de farinha, espécie de extrato de feijão-branco que pode ser feito em casa: depois de ser lavado normalmente, seque bem o feijão no sol ou sobre o papel toalha. Nunca no forno, porque, segundo  Renata Ramos, o feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Porém deve-se ter atenção, pois, como pode ser tóxico, o feijão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas.
Em seguida, basta triturar no liquidificador e peneirar. Caso queira a farinha bem fininha, basta passar no processador.  O ideal é fazer pequenas quantidades para que o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.  
Em estudo realizado pela Universidade da Califórnia (Los Angeles), 50 adultos obesos fizeram uma dieta balanceada. Metade recebeu a farinha de feijão branco antes das refeições principais.  Após 8 semanas, quem ingeriu o extrato de feijão-branco emagreceu em média 1,7kg.  Também houve uma diminuição significativa no nível de triglicerídeos.
Além dos efeitos citados, o extrato de feijão-branco também ajuda na prevenção diabetes. O ideal é consumir uma colher rasa em um copo d’água, duas vezes por dia, porque são duas as refeições principais (almoço e jantar). De acordo com Renata Ramos não se deve consumir uma quantidade acima da recomendada, pois isso não promove uma maior perda de peso. O ideal é que se coma em torno de um grama por dia. Ressalta-se ainda que o consumo excessivo pode ocasionar diarréia, problemas intestinais e náuseas. Ou seja, consumir mais de um grama por dia traz efeitos negativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário