Seguidores

segunda-feira, 5 de março de 2012

Sugestões relaxantes para descansar o corpo e a alma


Sugestões relaxantes para descansar o corpo e a alma

Confira algumas sugestões relaxantes para descansar corpo e alma em casa ou no spa
Aprendemos a lidar com o estresse  desde o momento em que nascemos, interpretando as situações novas que aparecem e nos adaptando a elas, de forma mais – ou menos – harmoniosa. Quando começamos a perceber sintomas desagradáveis, é hora de colocar o pé no freio e identificar os porquês.Para os momentos de alta tensão, uma massagem, um banho aromático, uma pausa para ouvir música ou meditar podem trazer pequenas recargas de energia. No entanto, a base de tudo, segundo a psicóloga, especialista no tratamento do estresse e biofeedback Ana Maria Rossi, é a respiração.
Ela recomenda a respiração abdominal ou profunda, também conhecida como respiração dos bebês ou da ioga: sentada, ou deitada, a pessoa inspira pelo nariz e expira pelo nariz ou pela boca, imaginando um balão que se infla e se esvazia na parte inferior dos pulmões. O resultado dessa respiração cadenciada é a redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Com isso, a tensão dos músculos e o cansaço acumulado tendem a se dissipar. E o melhor: estamos conscientes de todo o processo e podemos praticá-lo várias vezes por dia, quando quisermos. Sem contraindicação.

Cardápio de travesseiros

O tipo de travesseiro escolhido para dormir pode garantir o relaxamento que você espera. Conheça os modelos mais comuns e tenha bons sonhos!
Fibrasca: tem baixa densidade e é extramacio.
Oriental Blue Dreams: magnetizado, é antialérgico, antifungo, antiácaro e promete aliviar as tensões.
Ortopédico: possui fibras ocas e curtas que mantêm o travesseiro na mesma temperatura do corpo.
Plumas de ganso: é considerado sinônimo de conforto, por se adaptar às curvas do corpo.
Real latex: mantém a coluna bem acomodada, é antialérgico e antimofo.
Sono feliz: preenchido com ervas como macela, ajuda a acalmar.
Visco elástico: criado pela Nasa, sua espuma oferece distribuição equalizada e ausência de pressão sobre o corpo.

Três ideias para acarinhar seus pés

1. Cremes com ureia na fórmula
Trazem a maciez para a pele dessa região.
2. Escalda-pés
“Ferva a água e derrame-a em um recipiente com uma colher (chá) de óleo básico, como amêndoas, e depois ponha gotinhas de óleo essencial”, recomenda a massagista Mariana Camarote, explicando que o óleo básico ajuda a diluir melhor o essencial. Se puder, acrescente ervas frescas e mantenha os pés mergulhados na água quente por 20 minutos.
3. Do-in
Técnica milenar chinesa que consiste em liberar energia de pontos de tensão por meio da pressão. Com a sola do pé virada para você, contraia os dedos e aperte com o polegar uma espécie de buraco que se forma logo abaixo deles. Pressione por 5 segundos, conte até dez e repita o processo quantas vezes achar necessário.

Banho de cheiro

Água quente, óleo aromático e sais de banho. Basta isso para desatar os nós da musculatura. “Há duas maneiras de trabalhar com essências no banho: sentindo-as na pele ou inalando-as”, explica Rachel Tavares de Melo, farmacêutica e proprietária do spa Des Jardins, em São Paulo. Na banheira é possível experimentar as duas sensações; no chuveiro não dá para inalar os aromas, por isso é recomendável investir em óleos.
Na banheira, para começar, preste a atenção na temperatura da água, que deve variar de 35 a 37 graus. O ideal é usar óleos concentrados, que exigem mais tempo para ser absorvidos pelo corpo. Já os sais de banho atuam como esfoliantes e, se o banho for de imersão, potencializam a espuma. Uma dica que vale para qualquer tipo de banho é o sal do Himalaia. Anote: passe um óleo no corpo úmido e depois, fazendo movimentos sutis, espalhe o sal, que atua como energizante e esfoliante.

Bê..á..bá das massagens

Clássica ou relaxante
Como o nome sugere, alivia tensões. Faz isso por meio de movimentos suaves que ativam a circulação. “É um tipo de massagem em que são aplicadas manobras de deslizamento e amassamento”, explica o terapeuta Tiago Tolentino, do spa Renata de Abreu, do hotel Fasano, no Rio de Janeiro.
Shiatsu
A técnica é uma das mais procuradas em grandes clínicas paulistanas. Pressiona os pontos vitais do corpo para fazer a energia circular e amacia a musculatura.
Pedras quentes
Pedras energizadas e quentes são colocadas sobre os principais chakras (pontos de energia) do corpo. Ora o massagista usa as mãos, ora as pedras. O efeito térmico traz relaxamento. “É a massagem ideal para quem está muito rígido”, diz Leslie de Agostinho, coordenadora do Le Spa, do hotel Sofitel Jequitimar Guarujá (SP).
Drenagem linfática
Atua no sistema linfático e diminui a retenção de líquidos – por isso ficou conhecida como a “domadora” de celulites. Reduz inchaços e desconfortos circulatórios.
Ayurvédica ou indiana
É uma das mais abrangentes: aumenta a circulação linfática, remove resíduos e relaxa os músculos.

Vai um chazinho?

Chá pode ser sinônimo de descanso e tranquilidade. “Mas, para aliviar as tensões, deve-se dar preferência às infusões, que são misturas de ervas ou frutas”, aconselha Carla Saueressig, especialista no assunto. Entre os indicados estão as populares camomila, melissa, erva-doce, hortelã e menta, além da folha de amora, morango e cassis. Também é possível brincar com misturas. A união entre folha de melissa, pétala de centaurea, de rosas e lúpulo é a receita preferida de Carla. Para aproveitar melhor as propriedades de cada uma das ervas, é importante colocá-las na água recém-fervida.
Fonte: Revista Vida Simples

Nenhum comentário:

Postar um comentário