Seguidores

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

RECEITAS DE SALADAS ORGÂNICAS


RECEITAS DE SALADAS ORGÂNICAS
(Este artigo está chegando para mais de 100 mil pessoas de nossos grupos virtuais!)

 Para assitir uma aula sobre melhora ecológica da visão, clique AQUI .
Para saber mais sobre água exposta a campo magnético, clique AQUI .
Para aprender o preparo do suco de noni caseiro, clique  AQUI .
Por Alexandre Pimentel

O material abaixo faz parte de nosso livro "Alimentação Saudável" e de nosso trabalho de orientação comunitária que já chegou a inúmeras famílias, escolas e organizações do terceiro setor no DF e no Brasil.  Parte das fotos dessas aulas estão disponíveis em meu Orkut ! Em breve esterei enviando um artigo sobre a necessidade de alinhamento do preço dos alimentos orgânicos com os alimentos convencionais já que hoje não mais motivo para contrastes tão grandes...

Apesar de termos em nosso livro um grande capítulo sobre alimentação viva, creio que sempre é pouco, por isso, resolvi também ensinar algumas saladas básicas, mesmo sabendo que não há receita para salada, na medida em que a mãe natureza já as oferece prontas. O que precisamos, assim, é de apenas alguma habilidade para misturar cores e sabores. Você deve criar formas e desenhos sempre novos.

 Utilize a técnica da mandala e faça saladas redondas, com cores alternadas de vários matizes. Lembre-se que  a salada deve ocupar sempre o centro da mesa como núcleo de arte e vitalidade. A utilização de flores comestíveis como a capuchinha e a camboquira (flor da abóbora) sempre dão um tom especial que cativa até mesmo a mais insensível das almas.

Em minha jornada de mais de duas décadas de alimentação saudável já preparei milhares de saladas, mas jamais repeti nenhuma de forma exatamente igual! Penso que a criatividade humana é tão grande que não tenha necessidade de repetir certas coisas. Toda mãe deve priorizar a salada e estimular seus filhos a esse consumo vital.

Afinal, se observarmos fenômenos naturais como o nascer e o pôr do sol ou o arco-íris, veremos que apesar de belíssimos, eles nunca voltam iguais. Em uma floresta você não encontra nenhuma planta ou animal igual ao outro. Nem entre seres humanos temos rostos, cabelos ou vozes iguais, mesmo no caso de gêmeos. Por isso tudo, convoco os artistas do dia-a-dia para transformarem o preparo de alimentos, principalmente de saladas, em terapias ocupacionais e atividades prazerosas como pintar um quadro, fazer uma escultura ou montar mosaicos.

Jamais esqueça, conforme não canso de repetir,  que as verduras, legumes, frutas e até derivados animais como leite, queijo e ovos de origem orgânica são infinitamente melhores que suas versões convencionais. Eles são produzidos com intuito de gerar vida em todos os sentidos: Para plantas, animais e pessoas. Adquirindo orgânicos você estará verdadeiramente ajudando a mãe natureza!

 Salada Primavera

            Vamos a um exemplo de salada absolutamente colorida: Em um prato redondo, de fora para dentro, montando círculos bem definidos, organize os seguintes ingredientes: folhas de alface lisa, folhas de alface roxa, folhas de alface americana, rodelas de nabo comprido branco, rodelas de pepino, rodelas de tomate sem sementes, rodelas de rabanete, rodelas de cenoura, rodelas de pimentão sem sementes e folhas de hortelã, manjericão e broto de alfafa arrumados no centro. Utilize flores de capuchinha para enfeitar. Teremos assim uma verdadeira obra de arte que agrada aos olhos, ao paladar e ao organismo!

Tempere sua salada primavera com caldo de limão, gotas de shoyu, raspas de gengibre e azeite de oliva extra virgem. Não esqueça de colocá-la bem no centro da mesa pois sua presença majestosa acalma as pessoas e transforma o meio ambiente num paraíso de cores.

Salada de Brotos

No capítulo sobre alimentação viva apresento o método caseiro para germinação de brotos diversos. Os brotos e grãos germinados são alimentos geradores de vitalidade. Uma salada a base de brotos representa verdadeira farmácia natural para prevenção de doenças e geração de saúde.

Ao redor de um prato redondo, arrume folhas de alface roxa e verde alternadas. Após, cobrindo as pontas das folhas de alface,  coloque uma fileira circular de brotos de girassol, seguida de brotos de lentilha, brotos de rabanete e brotos de alfafa. Vá repetindo a seqüência até chegar ao centro do prato.

Caso, porém, deseje, você pode misturar bem todos os brotos e colocá-los no meio de um enfeite de meias luas de maçãs, cobrindo com castanhas raladas e molho de iogurte. Permita que sua criatividade lhe aponte vários caminhos, pois as possibilidades de combinações são infinitas.

Salpicão Vegetariano

Este preparo é muito visado aqui em Brasília. Muitas emissoras de televisão já filmaram sua seqüência divulgando para várias cidades do Brasil. Com muita freqüência pessoas me escrevem solicitando a receita, por isso, vou descrevê-la com riqueza de detalhes e todo o carinho para que ela possa também em sua vida fazer muito sucesso!

Você deverá utilizar a maionese descrita no capítulo sobre soja como base. Use 02 xícaras de maionese de soja para os seguintes ingredientes: 1/2 xícara de passa de uva preta, 1/2 xícara de abacaxi seco cortado em palitos, 01 xícara de maçã cortada em palito, 01 xícara de laranja lima cortada em palitos, 1/2 xícara de salsa picada, 1/2 xícara de cebolinha picada, 01 colher de sopa de gengibre ralado, 01 xícara de alface lisa cortada em fios , 01 xícara de alface roxa cortada em fios , 01 xícara de alface americana cortada em fios , 01 xícara de almeirão cortado em fios , 01 xícara de cenoura ralada em pedaços longos, 1/2 xícara de rabanete cortado em palitos, 1/2 xícara de nabo comprido cortado em palitos, 01 xícara de tomate cortado em palitos, 01 xícara de pepino com casca cortado em palitos, 1/2 xícara de pimentão picado, 1/2 xícara de azeitona verde sem caroço picada, 02 colheres de chá de sal marinho e caldo de 1/2 limão.

Agora é só misturar tudo muito bem com a ajuda de um  garfo e arrumar sobre um prato enfeitado com folhas de acelga ou repolho. Está pronto um prato altamente protéico, vitamínico, riquíssimo em vários minerais e, o que é mais importante, repleto de vitalidade pois pouquíssimos de seus ingredientes são cozidos. Também é possível prepará-lo com iogurte ou maionese de abacate. Parabéns pela escolha inteligente!

Tabule Especial

Comece deixando de molho 01 xícara de trigo para quibe em 02 xícaras de água. Em torno de 02 horas o volume do trigo dobrará, formando as 02 xícaras de trigo que serão a base de nosso tabule. Então, leve-o a uma bacia e comece a misturar o seguinte: 1/2 xícara de passa de uva preta, 1/2 xícara de abacaxi natural cortado em palitos, 01 xícara de maçã cortada em palito, 1/2 xícara de coentro picado, 1/2 xícara de alho poró picado, 01 colher de sopa de alho ou gengibre ralado, 01 xícara de agrião, 01 xícara de alface lisa cortada em pedaços finos e pequenos, 01 xícara de alface roxa cortada em pedaços finos e pequenos, 01 xícara de alface americana cortada em pedaços finos e pequenos, 01 xícara de rúcula cortada em pedaços finos e pequenos, 01 xícara de cenoura cortada em palitos, 01 xícara de chuchu cru ralado, 1/2 xícara de rabanete cortado em palitos, 1/2 xícara de nabo comprido cortado em palitos, 01 xícara de tomate cortado em palitos, 1/2 xícara de lentilha germinada, 01 xícara de broto de alfafa, 01 xícara de folhas de hortelã,1/2 xícara de azeitona verde sem caroço picada, 1/2 xícara de azeitona preta sem caroço picada, 01 colher de sopa de sal marinho e caldo de 01 limão. Opcionalmente aplique 01 ou 02 xícaras de ricota esfarelada, nesse caso, corrigindo o sal. 

Após bem misturado com auxílio de um garfo, estará pronto um prato saudável que poderia ser apresentado no capítulo de cereais,  já que o trigo de quibe, também chamado de “trigo burgol” faz parte desse grupo de alimentos.

Sirva o tabule em dias quentes pois é um prato muito refrescante. Se desejar apresente-o num belo pirex sobre folhas de rúcula e enfeitado com pedaços de tomate seco e folhas de hortelã trituradas.

Salada Colorida em Cubos

A salada de cubos não está entre as mais fáceis de preparar, mas é uma verdadeira maravilha . Ela facilita ingerirmos alimentos que normalmente não comemos na forma crua, o que é altamente desejável para geração de saúde.

        Você deverá cortar todos os itens em cubos bem pequenos, exatamente dos mesmos tamanhos uns dos outros ou muito próximos disso. Anote os ingredientes necessários, levando em consideração que já estejam cortados: 1/2 xícara de couve flor, 1/2 xícara de flores de brócolis, 01 xícara de manjericão, 1/2 xícara de chuchu, 1/2 xícara de nabo branco comprido, 1/2 xícara de beterraba, 01 xícara de cenoura, 01 xícara de maçã, 01 xícara de lentilha germinada, 02 xícara de tomate, 01 xícara de pepino com casca, 01 xícara de batata yakon (não é difícil encontrar), 01 xícara de palmito, 1/2 xícara de champinhon em conserva, 04 colheres de sopa de alcaparra,  1/2 xícara de caldo de maracujá e 1/2 xícara de azeite de oliva.

Misture muito bem os ingredientes até que a policromia fique bem definida. Se possível faça um enfeite utilizando folhas de agrião e coloque a salada no meio. O maracujá dá um toque muito especial no sabor. Se desejar coloque queijo mussarela picado, nesse caso utilizar também um pouco de orégano,  ou tofu assado em pedaços semelhantes.

Salada Multimistura Exótica

Temos preparado a “salada multimistura” em várias de nossas oficinas práticas. Ela faz sucesso e muita gente se dá conta que poderia ter utilizado seus ingredientes como alimento durante a vida mas não sabia disso.

Vamos começar pelos ingredientes que não são exóticos que servirão como pontapé inicial. Folhas de 01 alface crespa, 1/2 xícara de folhas de hortelã, 1/2 xícara de folhas de manjericão, 1/2 xícara de tomate picado e 01 xícara de cenoura ralada.

Seguem agora os alimentos que a maioria de nós não utiliza por desconhecimento: 01 xícara de talos de beterraba em pedaços muito finos, quase ralados, 1/2 xícara de serralha cortada fina, 1/2 xícara de dente de leão cortado fino, 1/2 xícara de língua de vaca cortada fina, 1/2 xícara de folhas de mastruz, 01 xícara de vinagreira cortada fina, 01 xícara de folhas de batata doce, 04 colheres de sopa de alecrim.

Se você não conseguir todos os ingredientes, faça a salada com os que forem possíveis. Monte misturando os ingredientes aleatoriamente ou organizando de forma artística conforme sua criatividade. Utilize caldo de limão ou vinagre de maçã para temperar. O sabor é extraordinário!

Saladas de Frutas: O Preparo Correto

Já que o tema é salada vamos trabalhar saladas de frutas. A maioria das pessoas prepara saladas de frutas de forma completamente equivocada. Misturam, por exemplo, mamão com abacaxi, o que torna a digestão muito difícil. Pretendo aqui colocar a base do correto preparo. Podemos dividir as frutas em 3 grupos distintos: ácidas, semi-ácidas e doces. 

Alguns exemplos de frutas ácidas seriam abacaxi, acerola, carambola, laranja, limão, maracujá, mexerica ou tangerina, seriguela etc. Entre as semi-ácidas poderíamos citar ameixa, araticum, caju, genipapo, goiaba, graviola, kiwi, maçã, morango, pitanga e uva. E entre as doces estariam abacate, banana, caqui, coco, damasco, jaca, laranja lima (laranja do céu no Rio Grande do Sul) mamão, manga, melão, melancia, nêspera e pêssego.

Extremamente importante para a correta mistura das frutas é que você jamais misture doces com ácidas. As doces e as ácidas combinam com as semi ácidas, mas não se identificam entre si. Consumi-las na mesma salada pode ser início de um árduo processo de fermentação.

Frutas como melancia e melão são consideradas monofágicas, ou seja, não combinam entre si e com nenhum outro tipo de fruta ou alimento. Também o abacate, na medida do possível, não deve ser misturado diretamente com outras frutas. O limão, quando consumido separadamente torna-se alcalino, mas se misturado a outras frutas continua com efeito ácido.

Comece, então, um movimento de consciência e perceba como seu organismo agradecerá. A natureza tem dessas coisas. É preciso conhecê-la e respeitá-la para que ela possa nos ampliar a visão e a saúde!
  A l e x a n d r e   P i m e n t e l

Nenhum comentário:

Postar um comentário