Seguidores

quarta-feira, 5 de março de 2014

Umbanda e Quaresma


Umbanda e Quaresma

Para aqueles que não sabem a QUARESMA é um período que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina (não necessariamente) na semana santa. Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, ressuscitado no Domingo de Páscoa.
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia. Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O espírito da quaresma para os católicos deve ser como um retiro coletivo de quarenta dias, durante os quais a Igreja, propondo a seus fiéis o exemplo de Cristo em seu retiro no deserto, se prepara para a celebração das solenidades pascoais, com a purificação do coração, uma prática perfeita da vida cristã e uma atitude penitencial.
No início da Umbanda, religião esta formada por diversas culturas religiosas, inclusive católicos, adotava-se por imposição, crendice e até mesmo por falta de personalidade religiosa, que neste período nao poderiam existir trabalhos, giras, porque eram dias negativos, que se iniciavam com o termino de uma grande festa pagã, O Carnaval,onde espíritos trevosos se "soltavam" e prejudicavam e obsediavam pessoas e mediuns em geral.
Os tempos mudaram, a própria situação planetária, houve mudanças e com isto muitas tendas Umbandistas também mudaram seus conceitos, pois os problemas e dificuldades de nossos irmãos encarnados e desencarnados, não se iniciam nem antes e nem depois deste período; temos entendimento que durante o período dos festejos de Carnaval há muitos desregramentos e dai cabem as Instituições Religiosas com sua imensidade de fieis e membros alertar e esclarecer que somos livres para semear e somos obrigados a colher os frutos da semeadura.
Devemos como Umbandista que somos, efetuar nosso retiro intimo todos os dias, e principalmente em nossos trabalhos espirituais, pois o que mais fazem nossos Mentores, é nos fazer refletir em nossa condição de cooperador da grande obra do Senhor; nas vidas que comparecem com dificuldades diversas, nos espíritos menos esclarecidos que comparecem em nossos trabalhos, obsediando e sendo obsediados, enfim, em todas as situações em que devemos nos reformar intimamente.
E como Umbandistas, lembrarmos sempre que a Estrutura Espiritual de cada casa sabe o que é melhor para sua comunidade, devendo ou não efetuar seus trabalhos neste período. O que não podemos é criar críticas e julgamentos, respeitando a cada Comunidade Religiosa Umbandista com suas denominações Esotéricas, Carismáticas, Afro, Tradicional, etc... pois todos somos FILHOS da Grande Mãe que abraça e comunga - A nossa Sagrada Umbanda de todos Nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário