Seguidores

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ESTILOS DE DIETAS



 
 VEGETARIANISMO ( Do Latim vegetus, forte, vigoroso, saudável ): Regime alimentar baseado unicamente na ingestão de vegetais. As pessoas que praticam essa dieta são chamadas vegetarianas.

OVOLACTOVEGETARIANOS:
 Aqueles que consomem vegetais, ovos, leite e derivados e se abstêm de todos os tipos de carne.

LACTOVEGETARIANOS: Aqueles que consomem leite e derivados e se abstêm de ovos e de todos os tipos de carne. Obs: Lembremos que os ovos são receptáculos de vida e os derivados de leite podem conter substâncias extraídas de órgãos de animais, como no caso da maioria dos queijos, cujo processo de fabricação requer coalho animal, ou rennet ( enzima retirada do estômago de bezerros recém-abatidos).


NATURALISMO: Filosofia daqueles que consomem apenas alimentos integrais, livres de qualquer agente químico artificial, mas que aceitam em sua dieta leite e derivados, ovos e carne branca, como peixe e frango.

MACROBIÓTICA: Prescrições dietéticas milenares dos chineses, difundidas em muitos países e desenvolvidas com base no conceito filosófico da bipolaridade ( equilíbrio yin - yang ). A dieta macrobiótica é feita à base de grãos e cereais, mas alguns " seguidores " admitem carne branca, dentre outras complexidades.


ONIVORISMO: Dieta em que se come de tudo, inclusive alimentos industrializados.

NATURISMO: Dieta que admite apenas o consumo de hortaliças e frutas em sua forma natural, sem cozimento ou sal.

CRUDIVORISMO: Conjunto de hábitos alimentares daqueles que se alimentam apenas de alimentos crus.

FRUGIVORISMO: Alimentação exclusivamente à base de frutas

VEGANISMO: Filosofia em que se baseiam os hábitos alimentares daqueles que não consomem e nem utilizam nada que advenha da exploração, do sofrimento ou da morte de qualquer animal.

O termo " vegan" ( pronuncia-se "vigan" ) vem do inglês e foi usado pela primeira vez por volta de 1940, por uma sociedade inglesa. Desde então, difunidiu-se pelo mundo todo, conquistando cada vez mais adeptos e simpatizantes.em 2002, estima-se que já existiam pelo menos 1.500 vegans só na cidade de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário