Seguidores

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Suco de luz do sol (suco vivo ou suco verde)


Aprenda a preparar este suco saudável, que mistura legumes e grãos.

ingredientes

  • 1 maçã
  • 1 pepino
  • Grãos germinados*
  • Folhas verdes comestíveis
  • Legumes e raízes: cenoura, abóbora, maxixe, batata-doce, inhame, quiabo, couve-flor, abobrinha, nabo, beterraba

modo de preparo

Corte a maçã em pedaços pequenos e tire as sementes grandes. Coloque no liquidificador. Use um pepino como socador para extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente os grãos germinados*, as folhas verdes comestíveis, o legume e a raiz escolhida na proporção indicada, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe em um pano e beba logo em seguida.
  • Como germinar grãos: Coloque de uma a três colheres de sopa de grãos em um vidro e cobrir com água limpa. Deixe de molho por uma noite (8 horas). Cubra o vidro com filó e prenda com elástico. Despeje a água e enxague bem sob a torneira. Coloque o vidro inclinado em um escorredor em um lugar sombreado e fresco. Enxague pela manhã e à noite. Nos dias quentes, é preciso lavar mais vezes. Os grãos iniciam sua germinação em períodos variáveis. Em geral, estão com sua potência máxima logo que sinalizam o processo do nascimento, quando ficam prontos para serem consumidos.

Sugestões de sementes

Todas as sementes comestíveis, tanto pelo homem como pelos pássaros: girassol, painço, niger, colza, aveia, trigo, linhaça, arroz, soja, centeio, gergelim, grão-de-bico, amendoim, lentilha, nozes, castanha-do-pará, amêndoas, ervilha, feno-grego etc.
Um dos ingredientes mais importantes é a "grama" do trigo. Muito rica em clorofila, é encontrada em mercados e muito fácil de ser plantada em casa. É só comprar sementes de trigo e colocar em bandejas de isopor ou copos plásticos. Basta regar que ela brota, nem precisa de terra. O ideal é comer enquanto está verdinha, até a altura de cerca de um palmo.
Fonte: Ana Branco, designer e professora da PUC-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário