Seguidores

domingo, 10 de junho de 2012

“A saúde do ser humano depende da sua integridade existencial”.


A Integridade existencial do homem depende da harmonia entre o corpo físico, mental e social. Em síntese, não há como manter a saúde se não monitorarmos de forma adequada o fator nutricional, que constrói a base orgânica através de nutrientes necessários e do estilo da vida que engloba as condições sociais e emocionais que afetam os fluídos endócrinos. Portanto, respeitar o organismo como um todo a fim de buscar o equilíbrio total, deve ser a obrigação e o mérito do profissional de saúde. Em princípio, a Medicina Holística tem esse objetivo, sempre lembrando que muitas vezes, a medicina tradicional ocidental, por questões de necessidade age também na complementação de outras terapias ditas alternativas.
Por que Ficamos Doentes
A Doença é o fruto da persistência de desequilíbrios constantes, ocasionados normalmente pelos distúrbios nutricionais e emocionais, que causam disfunções metabólicas no organismo. Estas disfunções são geradoras de irregularidades, principalmente nos sistemas endócrino e nervoso, desencadeando patologias diversas. Também, podemos considerar doenças, os distúrbios causados por fatores exógenos, tais como o consumo de substâncias químicas nocivas, o advento de bactérias negativas, vírus patológicos e poluentes do ambiente. Todo o distúrbio orgânico configura-se como doença, quando o sistema de defesa não consegue superar a situação através do processo de reparo natural. Reparo este denominado de Sistema Imunológico, que procura manter a integridade funcional do sistema orgânico.  Dessa forma, evitar doenças significa atender a necessidade orgânica como um todo, afim da manutenção do sistema de defesa.
Visão Holística das Reações Orgânicas
Como já foi considerado, o nosso organismo tem meios naturais na eliminação de fatores não necessários, desde que as atividades funcionais estejam em perfeitas condições. Assim, podemos acreditar nesses meios desde que haja eficiência dos sistemas, ou se não houver eficiência, há necesidade de otimizá-los para que exerçam os devidos objetivos. Temos seis etapas a considerar:
a) a fase da EXCREÇÃO
É a fase que o organismo elimina fatores negativos de forma natural, através da SALIVA, da URINA, do SUOR, pelas FEZES, etc., sem grandes problemas.
b) a fase da DEPOSIÇÃO
Quando a defesa não consegue expulsar os fatores desnecessários, o sistema tenta depositar em alguma parte do organismo, ocasionando Nódulos, Verrugas, Miomas, Cistos,  etc.
Após a fase da deposição, ocorre o corte biológico. (Corte Biológico é a internação dos problemas a nível celular).
Observação:
Antes do corte biológico, normalmente os problemas estão a nível extracelular, os quais geralmente podem ser debelados pela otimização do sistema imunológico, portanto sem o uso de processos agressivos. Entende-se por processos agressivos, as práticas como cirurgias, uso de antibióticos, quimioterapias, radioterapias, etc.
d) Fase da IMPREGNAÇÃO
É a fase onde as toxinas e os inconvenientes internam-se nas células e iniciam o prejuízo das suas funções. Surgem problemas como Asma, Úlceras gástricas, Infecções pulmonares, etc.
e) Fase da DEGENERAÇÃO
Pelo alto nível de intoxicação, as células perdem a capacidade de executar várias de suas funções. Aparecem as Doenças Crônicas.
f) Fase da DESDIFERENCIAÇÃO
Descontroladas e descaracterizadas pelo excesso de toxinas, as células passam a se reproduzir de formas desordenadas e sem controle. É o Câncer.

Importante:
Após a fase da impregnação, muitas vezes é necessário o uso de procedimentos agressivos, porém, nunca se esquecendo dos meios de compensação e reparo dos prejuízos causados pelo tratamento.
CONCEITUAÇÃO HOLÍSTICA DAS TERAPIAS
Existem dois meios terapêuticos básicos a considerar:
* Terapia Construtiva ou Regenerativa – Equilibrante
* Terapia Agressiva ou Alopática – Desequilibrante

1. TERAPIA CONSTRUTIVA OU REGENERATIVA: é a que busca a reconstrução e o equilíbrio orgânico, para que este venha desempenhar as suas funções de forma natural e harmônica. Neste mérito, entram as terapias de efeito nutricional (dietoterápica) e as terapias de efeito sinérgico tais como (homeopatia, florais, acupuntura, Reik, Hadô, Cromoterapia, etc.).
2. TERAPIA AGRESSIVA OU ALOPÁTICA: É a terapia que tenta eliminar ou destruir o fator negativo, ou o aspecto sintomático, utilizando-se de meios agressivos. Meios utilizados: Medicamentos químicos, Antibióticos, Quimioterapia, Radioterapia, Cirurgias, etc.
UTILIZAÇÃO HOLÍSTICA DAS TERAPIAS
Situações Patológicas
Terapias Convenientes
Antes do Corte Biológico
Fases (a), (b) e (c)
Dietoterapia, Complementos e Suplementos AlimentaresHomeopatiaFlorais / Cromoterapia / Hadô / Reiki, etc.Acupuntura / Massagens / etc.
Após o Corte Biológico
Fases (d), (e) e (f)
Medicamentos químicos / AntibióticosQuimioterapia / RadioterapiaCirurgiasTodas as terapias não agressivas com a finalidade de compensar as destruições pelo processo agressivo.
Conceituação Holística do Profissional de Saúde:
“Sempre que o profissional abordar um paciente, é de suma importância realizar uma avaliação global do seu organismo, principalmente no que se referem às questões funcionais, tais como o processo Digestivo, Hepático, Circulatório e também do processo Endócrino que tem influência direta com o fator Imunológico. De outra forma, preocupar-se simplesmente em eliminar os sintomas por meios simplórios da medicação, significa uma solução paliativa e não douradora. Por outro lado, quando se vence a fase sintomática, por qualquer que seja o meio utilizado, é importante estabilizar a melhora, consolidando a mesma na otimização da fase assintomática. É sempre bom lembrar. “Não existem doenças isoladas, mas sim pessoas doentes – é importante tratar o doente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário